Dia 17 de março foi escolhido como St. Patrick’s Day por ser a data de morte do santo patrono da Irlanda. Os irlandeses também aproveitam a ocasião para celebrar toda a cultura e crendices locais.
Diversos países celebram a data, especialmente aqueles que têm histórico de imigração irlandesa. Na Irlanda, o feriado conta com muita festa de rua e desfiles de música tradicional. As pessoas aproveitam o feriado para beber muita green beer — ou cerveja verde, cor símbolo das comemorações.
Outros locais que também fazem festividades são os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Argentina e Brasil. Em Salvador, na Bahia, acontecem diversas festas privadas em espaços de eventos e pubs de cervejas artesanais, como Chopp Shop, Vitrine da Cerveja, Cerveja Salvador e Bar da Proa.
Símbolos da celebração
Entre os principais símbolos do St. Patrick’s Day, estão o trevo de três folhas, o duende e a cruz celta. Entenda melhor sobre eles a seguir.
Shamrock (Trevo)
Acredita-se que St. Patrick usava o trevo como símbolo para representar a santíssima trindade e pregá-la aos pagãos celtas. A planta também era considerada sagrada na Irlanda Antiga, pois indicava o início da primavera.
Durante o século XVI, enquanto os ingleses confiscavam terras irlandesas e desenvolviam leis contra o idioma e a prática do Catolicismo, o trevo tornou-se símbolo do nacionalismo irlandês emergente.
Leprechaun (Duende)
Provavelmente, essa representação veio do folclore celta, que era cheio de fadas, duendes e mulheres que podiam usar seus poderes para o bem ou para o mal. Nesse caso, leprechauns eram almas excêntricas que consertavam os sapatos das fadas.
Esse símbolo começou a ser usado depois que a Walt Disney Pictures lançou um filme, em 1959, com um duende alegre e simpático, chamado Darby O’Gill & the Little People (A Lenda dos Anões Mágicos).
Celtic Cross (Cruz Celta)
Com o objetivo de completar a sua missão e converter celtas irlandeses em cristãos, acredita-se que São Patrício tenha unido a cruz cristã com a cruz solar (forte símbolo irlandês). Assim, ele criou a Cruz Celta, que foi incorporada como um dos principais símbolos da festa.
Quais são as melhores cervejas baianas para comemorar a data?
O St. Patrick’s Day é celebrado com muita música, bebidas, comidas, desfiles e diversão. Para entrar ainda mais no clima, os donos dos pubs irlandeses costumam tingir as cervejas — que não podem faltar! — com corante verde.
Confira as melhores cervejas artesanais baianas que preparamos para você deixar as comemorações por aqui ainda mais animadas!
MinduPils – Vencedora da melhor pilsen Brasileira em 2022
A MinduPils é a releitura da Pilsen pela MinduBier, estilo mais consumido no mundo. Inspirada nas Kellerpils da nova geração de cervejas artesanais da Alemanha, a cerveja não passa por nenhum processo de filtragem nem pasteurização, mantendo o frescor que o estilo pede, além de intensificada pelas adições extras de lúpulos nobres de aroma.
Híbrida Session IPA
Uma IPA conceitualmente leve, com a cara da Bahia.
Rodada Pilsen
Cerveja Pilsen de receita alemã com tempero baiano.
Proa Carrie Nation
Estilo American India Pale Ale com características marcantes dos lúpulos americanos, aromas e sabores cítricos se unem ao amargor assertivo equilibrando-se com a carga de maltes utilizada. Cerveja viva e lupulada para ser consumida fresca.
SushIPA 2 de Julho
Lançamento da Cervejaria 2 de Julho, a ShushIPA é uma IPA super seca com os ingredientes do shushi, com nori, arroz e lúpulo japonês.